segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O uso da mídia no ensino médio: a revista Carta na Escola como (im)possibilidade de aprendizado

O uso da mídia no ensino médio: a revista Carta na Escola como (im)possibilidade de aprendizado, de Stella de Mello Silva, Maria das Graças Caldas

Resumo


Este artigo traz os resultados de pesquisa sobre o uso da mídia na escola, tomando como referência a revista Carta na Escola. Trata-se de um estudo de caso (YIN, 2005) aplicado, em 2011, a sete professores e 120 alunos do ensino médio de uma escola privada do interior de São Paulo. Foi também utilizado o recurso do grupo focal para professores e alunos como ferramenta de pesquisa qualitativa (COSTA, 2005). O objetivo central era entender, não só a importância do papel da mídia na escola, como também a percepção de professores e alunos sobre sua utilização como recurso paradidático motivador e dinamizador, bem como seu papel estratégico para uma leitura crítica do mundo, além de atuar de forma complementar ao conteúdo curricular no processo de aprendizado no ensino formal. Os resultados indicam que o professor, quando utiliza a mídia, facilita o "querer-aprender" na medida em que a notícia coloca-os - docente e discente - ante um sentido de pertencimento social, de lógica, de utilidade para a vida, que segue além das carteiras escolares.

Acesso em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/4998

Comunicação & Sociedade, Vol. 36, No 1 (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário