Postagens

Mostrando postagens de março, 2014

Alunos da UMinho promovem XVII Jornadas da Comunicação

Imagem
Entre os dias 2 e 4 de abril os alunos de Comunicação da Universidade do Minho promoverão as XVII Jornadas da Comunicação, que  terão lugar no Auditório Multimédia do Instituto de Educação. O evento tem como tema Liberdade na Comunicação e é aberto a alunos e púbico em geral. A ideia é  aliar a temática da comunicação às comemorações dos 40 anos do '25 de Abril', trazendo para debate importantes temas não só das três áreas do curso (Audiovisual, Multimédia, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas), mas também, este ano, das áreas do Cinema e da Música. Programação: 2 de Abril  09h00 - Acreditação  09h30 - Sessão de Abertura  10h15 – Coffee-break  10h30 – Modelo de Negócio no Jornalismo  Ana Melo (Universidade do Minho)  Luís Teixeira (Rádio Geice)  José Domingos (Jornal Alto Minho)  Paulo Monteiro (Correio do Minho)  Moderação: Luís António Santos  12h30 – Almoço  14h30 – O mundo do cinema e a liberdade  Daniel Ribas (Instituto Politécnico de Bragan

Entre 24 e 29 de março acontece a 25ª edição da Semana da Imprensa e Mídia do CLEMI

Imagem
Acontece entre 24 e 29 de março a  25ª Semana da Imprensa e da Mídia na Escola do  CLEMI (Centro de Ligação do Ensino e Meios de Informação), órgão ligado ao MInistério da Educação francês. Cerca de 1.900 meios de comunicação participam dessa iniciativa em parceria com escolas de todo o país e escolas francesas espalhadas pelo mundo. E, para apoiá-los em suas atividades o CLEMI edita um dossiê pedagógico , com dicas de utilização crítica da mídia na sala de aula. O tema deste ano sobre a informação e o tipo de mídia e suporte onde ela é divulgada que ajudar nas reflexões sobre como podemos divulgar uma notícia, de onde vêm as informações, de que contexto, etc Para acessar a publicação: http://clemi.org/ fichier/plug_download/ 47572/download_fichier_fr_ dossier_pedagogique_2014.pdf

Estudo mapeia alfabetização fílmica na Europa

Imagem
O Programa de Media da Comissão Europeia lançou um estudo cujo objetivo é entregar um relatório mapeando as práticas correntes da cultura cinematográfica na Europa. O estudo inclui iniciativas em situações de ensino formal e informal, que abrange todas as faixas etárias. Mais informação: http://ec.europa.eu/culture/media/media-literacy/studies_en.htm

Unesco lança a publicação World Trends in Freedom Of Expression and Media Development

Imagem
Unesco lança a publicação World Trends in Freedom Of Expression and Media Development. Executive Sumary: Freedom of expression in general, and media development in particular, are core to UNESCO’s constitutional mandate to advance ‘the mutual knowledge and understanding of peoples, through all means of mass communication’ and promoting ‘the free flow of ideas by word and image.’ For UNESCO, press freedom is a corollary of the general right to freedom of expression. Since 1991, the year of the seminal Windhoek Declaration, which was endorsed by our Member States, UNESCO has understood press freedom as designating the conditions of media freedom, pluralism and independence, as well as the safety of journalists. It is within this framework that this report examines progress as regards press freedom, including in regard to gender equality, and makes sense of the  evolution of media actors, news media institutions and journalistic roles over time.  This report has been prepared as t

A TV ainda é a preferida dos brasileiros

Imagem
Mesmo com todo o avanço da internet e das redes sociais no país, a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado para a busca de informações. É o que indica a pesquisa elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O estudo, que contou com a consultoria de professores de oito universidades brasileiras e do Ibope Inteligência, aponta que 89% da população têm o hábito de se informar sobre o que acontece no Brasil pela televisão. O rádio aparece em segundo, com 30% das citações, seguido pela internet (29%), jornal impresso (8%) e revista impressa (1%). Acesse aqui a  pesquisa na íntegra Não é à toa que o meio de comunicação preferido também é a TV (76,4%), seguido pela internet (13,1%), pelo rádio (7,9%), pelos jornais impressos (1,5%) e pelas revistas (0,3%) – outras respostas somam 0,8%. Entre os mais jovens, na faixa de 16 a 25 anos, a preferência pela TV cai a 70% e a citação à internet sobe a 25%, ficando o rádio com 4% e os demai

European Media Literacy Forum 2014 acontece em maio, em Paris

Imagem
Nos dias 27 e 28 de maio, na sede da UNESCO, em Paris, acontece o European Media Literacy Forum 2014.  Programação: Dia 27 Cerimônia de abertura , às 11h às 12h30 - New world, New literacies Sessão 1 , de 14h30 às 16h - Formal Education: New Curriculum -  Educational models and best practices concerning the implementation of ML in national curricula Sessão 2 , de 14h30 às 16h - MIL and Intercultural Dialogue -  The role of Media and Information Literacy: towards a more realistic interchange  of communication among cultures Sessão 3 , de 14h30 às 16h - Informal Education, Social Inclusion and ML Sessão Plenária, de 16h30 às 18h - New action lines: EMEDUS Project´s recommendations Dia 28 Sessão 4 , de 9h às 10h30 - Regulatority Authorities and ML Sessão 5 , de 9h às 10h30 - Family, Media and ML Sessão 6 , de 9h às 10h30 - ML and Policy Implications Sessão Plenária , de 14h30 às 15h45 - Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy Sessão 7 , de 1

Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração é do Brasil

Imagem
Além de ser o país homenageado na edição deste ano da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, o Brasil está em alta. A mais antiga e prestigiada honraria da literatura infanto-juvenil mundial, o prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, foi anunciada,no dia 24 de março, ao ilustrador e escritor Roger Mello. Concorrendo com outros 29 profissionais, Roger é reconhecido como autor de livros-imagem, cujas histórias são conduzidas apenas por ilustrações. Roger é o primeiro ilustrador do país a ganhar essa premiação, uma das mais prestigiadas, já concedida anteriormente às escritoras Ana Maria Machado e Lygia Bojunga. Na categoria de escritor, quem venceu a disputa foi a japonesa Nahoko Uehashi. Ambos vão receber seus prêmios em setembro, no México, durante congresso do IBBY. Em entrevista à revista Crescer, Roger disse que o prêmio é de todos os ilustradores brasileiros. “Espero que outros brasileiros concorram e ganhem. Mas é para nós todos. Nós, os

Seminário de Educomunicação na Casper Libero

Imagem
Seminário "Educomunicação e Sociedade Contemporânea", na Faculdade Casper Libero, em São Paulo, acontece dias 28 e 29 de março com a presença dos professores e profissinais da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação):  Marciel Consani ,  Claudia Mogadouro  e  Silene A G Lourenço . O evento tem como objetivo refletir sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação em geral e com os meios de comunicação de forma específica, abordando as novas formas de cidadania. Programa Sexta-feira, 28 de março 2014 19h às 22h – O contexto da sociedade contemporânea e as novas formas mediação. Educomunicação. 19h – Abertura – Profª Dulcilia Buitoni 19h15 – Mesa redonda, com a participação dos professores Cláudia Mogadouro (ECA-USP) e Marciel Consani (ECA-USP). Mediação Profª Rose Pinheiro. Informação:   http:// casperlibero.edu.br/ eventos/ seminario-educomunicacao-e- sociedade-contemporanea/

Leitura, letramento e desenvolvimento humano no congresso do GIFE

Imagem
Hoje, 21 de março, entre 14h e 16h, Instituto Ecofuturo, Instituto C&A, Instituto Paulo Montenegro e Editora FTD organizam sessão aberta dentro do 8º Congresso Gife, em São Paulo, com o tema  Leitura, letramento e desenvolvimento humano e falas de  Mirela Carvalho (Instituto Unibanco), Pilar Lacerda (Fundação SM), Ana Lucia Lima (Instituto Paulo Montenegro), José Castilho (Secretário Executivo do PNLL) e Ricardo Paes de Barros (Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal). O objetivo é estimular reflexões sobre a parceria entre o  investimento social privado e as políticas públicas de educação e cultura no sentido de gerar maior eficácia na promoção da leitura e da escrita para todos. Na opinião dos organizadores da mesa, a ausência de proficiência em leitura e escrita tem impacto negativo direto no desenvolvimento humano, na possibilidade de indivíduos aproveitarem as políticas sociais que promovem oportunidades e na inserção no mercado de trabalho. V ivemos

Concurso Escola de Leitores com inscrições abertas até 2 de abril

Imagem
O Instituto C&A está com inscrições abertas para a terceira edição do concurso Escola de Leitores. A iniciativa premiará projetos que promovam a formação de leitores de literatura nas redes municipais de ensino de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições vão até o próximo dia 2 de abril. O concurso Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler e tem o objetivo de mobilizar comunidades escolares para implementação e aprimoramento de projetos e políticas de formação de leitores de literatura, em redes municipais de ensino. Veja mais informações no  site . Fonte:  http://blog.midiaseducacao.com/2014/03/concurso-escola-de-leitores.html

"A Comunicação na Educação", de Barbero, é lançado pela Contexto

Imagem
Editora Contexto lança livro " A Comunicação na Educação ", de Jesús Martín-Barbero. Resenha: Jesús Martín-Barbero é um dos principais pensadores contemporâneos na área de comunicação.  Neste livro, o autor discute questões fundamentais que envolvem a educação (tais como a alfabetização, o papel do livro, o papel da escola), relacionando-as aos temas do universo da comunicação (como a televisão e as novas tecnologias), e estende sua reflexão sobre os desdobramentos que essa relação acarreta para a sociedade.  Dialogando com ideias de outros intelectuais de diversas áreas, Martín-Barbero debate variados conceitos, pensando a comunicação e a educação a partir das transformações que se passam no mundo contemporâneo.  Tradução:   Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo Mais informações:  http://www.editoracontexto.com.br/lancamentos/a-comunicacao-na-educacao.html

Universidade de Tampere sediará Conferência Internacional Media Education Futures

Imagem
Nos dias 8 e 9 de maio acontecerá a Conferência Internacional Media Education Futures 2014 na Universidade de Tampere, na Finlândia. O evento é organizado pela Escola de Comunicação, Mídia e Teatro  ( www.uta.fi/cmt ) e  pela Escola de Educação  ( www.uta.fi/edu ). Abaixo, informações oficiais do site da conferência. "The International Conference on Media Education Futures 2014 examines media literacies and education from various perspectives. The conference highlights participation, well-being and citizenships as the current Nordic perspectives in media education and, discusses media and information literacies contributing to intercultural dialogue. The goal is to display and promote research in the field along with the practices of media education.  The conference is aimed at international researchers in the field, as well as national and international organizations and actors in European and global fields of media education".  Wednesday 7.5.2014 10h - 16h Pr

Digitus infamis

Imagem
Crédito: Revista Cult Por Orlando Senna ( http://refletor.tal.tv/tag/orlando-senna ) Vejo muitas postagens nos facebooks da vida sobre a capa da revista Cult deste mês (número 188), onde a professora, ensaista, apresentadora de TV e ativista cibercultural Ivana Bentes está mostrando o dedo médio ereto. Creio que grande parte das postagens   vêm da Bahia, onde a foto de Ivana “dando dedo“ chamou atenção porque apareceu logo depois de um fato político local relacionado com isso: na abertura do carnaval baiano, e reagindo a uma vaia ao governador Jacques Wagner, a primeira-dama Fátima Mendonça deu dedo aos vaiadores. Muita gente condenou e muita gente aprovou. No meio da polêmica apareceu a capa da revista com o mesmo gesto feito por uma mulher de grande trânsito no mercado brasileiro de ideias e esquentou a discussão. Antropólogos afirmam que é uma das mais antigas expressões corporais da humanidade, alguns até ousam dizer que se trata de atavismo, uma tradução humana (mais ci

Educomunicação, Direitos das Crianças, Internet, Papel da Mídia...um bate-papo com a ANDI

Em meados de 2012 demos uma entrevista à "ANDI Comunicação e Direitos" dentro de um projeto da ong de criar um espaço para depoimentos e socialização dos Jornalistas Amigos da Criança, profissionais brasileiros premiados com esse título por seu compromisso com a Educação e os Direitos das Crianças e dos Adolescentes.  No início de 2014 tivemos o prazer de inaugurar o espaço, chamado Direitos Infância e Agenda Pública (http://blog.andi.org.br/) , que hoje já conta também com o colega jornalista Demétrio Weber e será ampliado cada vez mais. Compartilhamos abaixo nossa conversa com a equipe da ANDI! Primeiro bloco Segundo bloco Terceiro bloco Quarto bloco Fonte: Canal ANDI - YouTube

UNESCO lança publicação com orientações estratégicas para as políticas de literacia mediática

Imagem
Reconhecendo que para alcançar níveis adequados de  Literacia da Informação e dos Media  para todos é preciso haver políticas nacionais, a UNESCO publicou um documento que reúne orientações estratégicas para as políticas de Literacia da Informação e dos Media: "Media and Information Literacy - Policy and Strategy Guidelines" . Essa publicação é a primeira do gênero a abordar o conceito de forma abrangente, unindo Literacia da Informação e Literacia dos Media. Essas diretrizes oferecem uma abordagem que permite que todos os interessados promovam estratégias nacionais sobre os temas, de maneira mais sustentada, descrevendo o processo e o conteúdo a ser considerado. Sem uma política e uma estratégia de Literacia para os Media, aumenta a possibilidade de disparidade entre os que têm e os que não têm acesso à informação; entre os que podem e não podem desfrutar de uma liberdade de expressão e os que têm e não têm condições críticas de se engajar num modelo moderno de gover

Getty Images disponibiliza imagens para uso online

Imagem
O banco de imagens  Getty  disponibiliza agora parte de seu acervo para ser utilizado, gratuitamente, em publicações online que não tenham fim comercial. São cerca de 35 milhões de fotos.  Para usá-las, o interessado deve copiar um código e inseri-lo no blog, site ou espaço da web no qual a foto se encontra, para dar o crédito da imagem. Fonte: Open Culture