segunda-feira, 29 de junho de 2015

Livro Metodologias Participativas: Os media e a educação

"Metodologias Participativas: Os media e a educação"
Colecção: Pesquisas em comunicação
Ano de edição: 2015
ISBN: 978-989-654-232-0 
See more at: 
http://www.livroslabcom.ubi.pt/
book/139#sthash.Qs02ug62.dpuf
Download: 
http://www.livroslabcom.ubi.pt/
pdfs/20150629-2015_10_
metodologias_participativas.pdf

Este livro reúne experiências e reflexões de académicos e não académicos sobre as potencialidades dos media para envolver e capacitar comunidades. Ao longo destas páginas, encontram-se textos que documentam propostas educativas e cívicas em torno dos media ou refletem sobre as capacidades dos media para trabalhar no seio das comunidades, incluindo as esferas da infância/juventude e/ou dos adultos e seniores. 

As metodologias participativas têm uma grande tradição em países da América Latina, de África e da Ásia e estão agora a ser mais usadas na Europa, particularmente, em Portugal. 

Esta inspiração reflete-se nas diferentes geografias que podem ser encontradas nesta obra, desde Reino Unido, Alemanha ou Brasil, até ao Quénia. 

Este livro está dividido em quatro partes. Uma primeira foca-se no projeto que deu mote ao livro, o RadioActive Europe, dando conta das suas práticas em Portugal e noutros países europeus. De seguida, juntamos experiências comunitárias e participativas nacionais e internacionais e, por fim, expomos vários caminhos de reflexão em torno da literacia e dos media. 

See more at: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139#sthash.Qs02ug62.dpuf

Introdução
PARTE I – EXPERIÊNCIAS RADIOACTIVAS 
1. “Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa online - Maria José Brites, Sílvio Correia Santos & Daniel Catalão
2. Radio as a Learning Tool: From Sounds of the Bazaar to Radio-Active - Graham Attwell & Dirk Stieglitz 
3. RadioActive101: Adapting the ‘space’ of radio as participatory media to promote inclusion, informal learning and employability - A. Ravenscroft, C. Rainey, M.Brites, S. Santos, I. Dahn & J. Dellow 37 
4. RadioActive and Badges - Andreas Auwärter, Ingo Dahn & Angela Rees 
5. A aproximação ao mundo da rádio online através das abordagens formal e não-formal - Joana Alves dos Santos 57 
6. A intergeracionalidade e a inclusão digital de grupos socialmente vulneráveis - André Barreira Freitas 

PARTE II – PROGRAMAS E PROJETOS COM COMUNIDADES EM PORTUGAL 
7. Media e literacia digital, pensamento crítico, criatividade, colaboração e capacitação: A experiência do Programa Escolhas - Paulo Vieira 
8. A Rede das Escolas Associadas da UNESCO: Cooperação com as escolas da CPLP - Fátima Claudino 
9. A biblioteca escolar e as literacias - Margarida Toscano 
10. Segurança digital: Desafios, literacia e participação - Lígia Azevedo & João Carlos Sousa 
11. Jornais escolares em Portugal - Teresa Pombo
12. Os jornais escolares ao serviço da participação política - Eduardo Jorge Madureira 
13. Potencialidades educativas da rádio em ambiente digital - Mariana Neto Guerreiro 
14. A rádio, o som e a infância – o relato de experiências de programas de rádio elaborados por crianças do pré-escolar - Luís Bonixe 
15. A rádio aos olhos das crianças: Reflexões em torno de uma experiência numa escola no Dia Mundial da Rádio 2013 - Fábio Ribeiro & Luís António Santos 
16. Educação para os media numa instituição de solidariedade social: Diálogo entre gerações - Simone Petrella, Manuel Pinto & Sara Pereira 
17. Sangue na Guelra: Um retrato cinematográfico do combate ao abandono escolar - Inês Gil 

PARTE III – EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS INTERNACIONAIS 
18. Antenados: Uma experiência brasileira de metodologia participativa em radioescola - Alexandre Barbalho & Tarciana Campos
19. Olhares do saber e do fazer: O uso do método Photovoice como instrumento para a literacia visual com jovens em contextos de exclusão e vulnerabilidade - Daniel Meirinho 20. “Soy Niño, Sou Criança”: Una experiencia para vivir la palabra, el ambiente y la ciudadanía infantil sin fronteras - Grecia Rodríguez & Leonardo de Albuquerque 
21. Experiencias radiofónicas en las cárceles de España: Una herramienta liberadora - Paloma Contreras-Pulido & Ignacio Aguaded 
22. “Maasai Voices on Climate Change (and Other Changes, Too)”: Participatory video and communication about environmental changes in the East African rangelands - Joana Roque de Pinho & Kathleen A. Galvin 

PARTE IV – REFLEXÕES 
23. Metodologias participativas: Contribuições da The International Clearinghouse on Children: Youth and Media Ilana - Eleá & Magda Pischetola 
24. Participação e interatividade nas rádios universitárias espanholas - Daniel Martín-Pena & Ignacio Aguaded 
25. O papel da rádio na educação para os media: A rádio como elemento de dinamização urbana e cultural - Paula Cordeiro 
26. A literacia dos media e os públicos vulneráveis: Públicos infantil, sénior e pessoas com deficiência - Sérgio Gomes da Silva 
27. As competências necessárias na cultura dos novos media - Henry Jenkins 

Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139#sthash.Qs02ug62.dpuf

Pubicação revela níveis de literacia mediática de estudantes portugueses do 12º ano

Já está disponível o eBook 'Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano'. A publicação, editada em conjunto por Sara Pereira, Manuel Pinto e Pedro Moura, tem a chancela do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS, da Universidade do Minho, e vai ser  apresentada na tarde do dia 29 de junho (14h30), no Palácio Foz, em Lisboa, durante um seminário em que o estudo vai ser apresentado.

A apresentação será feita pela pesquisadora Sara Pereira e os comentários estarão por conta de Teresa Calçada e Ana Bela Martins, da equipa do projeto 'Literacia Digital'. A moderação será de Sérgio Gomes da Silva.


Tratando-se de um estudo piloto, e não sendo possível contemplar todos os grupos populacionais, decidiu-se que a população-alvo do estudo seriam os jovens estudantes do 12º ano, com idades entre os 17 e os 18 anos, a frequentar escolas públicas a nível nacional. Interessava-nos conhecer o nível de preparação e de conhecimento que estes estudantes revelam sobre o campo mediático, numa fase que antecede, previsivelmente, o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.

Recorrendo a uma amostragem não probabilística por quotas, segundo as NUT II, o estudo envolveu uma amostra de 679 estudantes de 46 escolas públicas a nível nacional. (Nota Introdutória, Pág.3)




ÍNDICE
AGRADECIMENTOS
1. NOTA INTRODUTÓRIA 1
2. PONTOS DE PARTIDA DO ESTUDO 5
2.1. Literacia para os Media: conceito e dimensões 6
2.2. Níveis de quê? O conceito de competência em discussão 14
2.3. As competências em literacia mediática 24
2.4. A avaliação de competências de literacia mediática 27
3. METODOLOGIA DO ESTUDO 33
3.1. Objetivos 34
3.2. Universo e amostragem 35
3.3. Modelo de análise, questionário e escala de níveis de literacia mediática 37
3.4. Análise estatística 42
4. O QUE SABEM OS JOVENS SOBRE OS MEDIA? PRÁTICAS E NÍVEIS DE LITERACIA MEDIÁTICA 43
4.1. Caracterização sociodemográfica dos jovens participantes no estudo 44
4.2. Acessos e usos dos media e práticas de participação 47
4.3. Três níveis de Literacia Mediática: onde se posicionam os jovens? 60
4.4. Caracterização sociodemográfica dos três grupos 64
4.5. Acessos e usos dos media pelos três grupos 66
4.6. O que sabem os jovens sobre… 71
… Interpretação e análise de conteúdos mediáticos 71
… Participação e produção mediática 78
… Conhecimento geral dos media 82
… Literacia da Informação 87
5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 91
BIBLIOGRAFIA 99
ANEXOS 
103

Fonte: CECS - Universidade do Minho