O que Charlottesville tem a nos ensinar...

"OS HOMENS NÃO APRENDEM MUITO COM AS LIÇÕES DA HISTÓRIA, E ESTA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES LIÇÕES DA HISTÓRIA" (Aldous Huxley)
Importante ver o documentário Charlottesville: Race and Terror, sobre o que aconteceu nessa cidade nos EUA no sábado, 12 de agosto, e refletir um pouco sobre como vários fatos no mundo estão interligados, vários episódios de violência, discriminação, escalada da Direita ao poder, volta do discurso do Medo e em seu nome a retirada dos direitos sociais de toda uma população já marginalizada.
Vídeo de Vice News Tonight/HBO: https://www.youtube.com/watch?v=P54sP0Nlngg
Há alguns dias li o livro "As crianças de Hitler", sobre o Programa Lebensborn, ou sobre o "fabrico de crianças perfeitas nas maternidades SS". Uma história assustadora de um fato que ocorreu há mais de 70 anos durante a Segunda Guerra Mundial.
E apesar do mundo não ter mais vivido um conflito global daquela natureza, a ideia completamente absurda de que possa existir um sangue puro e de que uma pessoa possa ser superior a outra por causa de sua raça ainda persiste, assim como as guerras (maiores ou menores) que acontecem no dia a dia por causa disso.
Os neo-nazistas estão aí para comprovar que a estupidez e a ignorância parece ser algum tipo de doença sem cura.
Mais do que nunca, a educação parece ser a única arma possível para abrir os olhos do mundo. Nunca foi tão importante estudar História, em suas várias perspectivas (vencedores e vencidos). Nunca foi tão importante entender o que são Direitos Humanos e a dimensão deles na vida de cada sujeito, em cada lugar do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita