Conferência Internacional

Quem quiser acompanhar a Conferência Internacional O Impacto das TICS na Educação, promovida pela UNESCO e MEC, pode acessar o link www.iptvcultura.com.br/ticeducacao
A conferência acontece nos dias 27 e 28 de abril, no auditório da OAB, em Brasília. Abaixo informações do site da conferência.

Contexto

Os investimentos em Tecnologia e Comunicação voltados para Projetos Educacionais estão aumentando nos países da América Latina e do Caribe. Países estão investindo milhões de dólares por ano somente em equipamentos.

É essencial discutir dentro desse panorama o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Isto é, pretende-se focalizar a educação que está disponível para todos os estudantes e como estão sendo definidos os currículos obrigatórios de cada país. É de suma importância ressaltar que os resultados educacionais obtidos pelos países da America Latina e que foram avaliados e mensurados internacionalmente pela UNESCO, LLECE, TIMSS e PISA não consideram, de forma específica, a intensidade do impacto e potencial das TICs nos processos de educação e aprendizagem.

Também é fundamental discutir e desenvolver medidas de avaliação, ferramentas e práticas institucionais para que se tenha acesso ao impacto das TICs na aprendizagem, tanto auxiliando na formulação de políticas como na tomada de decisões relacionadas ao compartilhamento do uso das TICs nas salas de aula. Além disso, faz-se importante estimular as pesquisas que auxiliam na identificação de “histórias de sucesso” e gerar conhecimento e modelos que possam mobilizar agendas políticas derivadas dessas medidas.

Além do tema do impacto ao acesso as TICs, um segundo ponto crítico é o uso das TICs como uma prática padrão na profissão dos educadores. O assunto relaciona-se à inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação na formação inicial e continuada dos educadores.

No momento, os investimentos e o uso das TICs na formação inicial de professores devem estar de acordo com o fato de que o uso de tais tecnologias já é uma prática utilizada pela maioria dos jovens do mundo.

Há décadas que a inserção de computadores no sistema escolar tem sido vista como um programa de treinamento automatizado que enfatiza somente o uso de laboratórios como parte separada de outras atividades lecionadas. Atualmente, os princípios e as práticas de inclusão das TICs têm sido trabalhados pelos docentes como ferramentas no ensino e aprendizagem dentro das salas de aulas.

Entretanto, as discussões sobre essas tecnologias como parte do processo de aprofundamento nas mudanças da sociedade e seus impactos educacionais ainda não têm recebido a devida atenção. Por exemplo, muitos estudantes tornaram-se “cidadãos digitais” enquanto a formação de educadores e as práticas nas salas de aula, em todos os níveis educacionais, permanecem no século XX.

O tema do uso e do impacto das TICs na Educação está diretamente ligado a consecução das iniciativas e metas da Educação para Todos. Em particular, a meta mais complexa a se atingir nos países: é fornecer uma educação de qualidade para todos e um aprendizado permanente.

Terça-feira, 27 de abril

  • 8:30 - 09:00 - Credenciamento
  • 09:00 - 10:00 - Cerimônia de Abertura

Vincent Defourny, Representante da UNESCO no Brasil; Jorge Sequeira , Representante da UNESCO Santiago; Carlos Bielshowsky, Secretário de Educação à Distância, Ministério da Educação do Brasil; Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

  • 10:00- 11:00 - Conferência de Abertura

Carlos Bielshowsky, Secretário de Educação à Distância, Ministério da Educação Brasil.
Moderador: Vincent Defourny, UNESCO Brasil

  • 11:00 - 11:30 - Break
  • 11:30 - 12:00 - Apresentação: TICs em Educação na América Latina e no Caribe.

Palestrante: Daniela Trucco , CEPAL

  • 12: 00 – 13:00 – Primeiro Estudo: TICs na formação inicial e continuada de docentes.

Palestrante: Maria Inês Bastos , consultora da UNESCO
Questões, comentários e conclusões
Moderadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , PUC-SP

  • 13:00 - 14:30 - Break
  • 14:30 – 16:30 - Painel: Questões principais na formação inicial e continuada de professores em TICs.

Palestrantes: Tarek Shawki – UNESCO Cairo (a confirmar); Antonio Rodríguez de las Heras, Universidade Carlos III de Madrid; Dr. Hugo Nervi Haltenholf, Decano Facultad de Educación, UDLA, Chile; Mario Avendaño Arguedas , Instituto de Desenvolvimento Profissional Uladislao Gámez Solano, Ministério da Educação da Costa Rica.
Moderador: Fernando Almeida, Fundação Padre Anchieta.

  • 16:30 – 17:00 - Break
  • 17: 00 – 17:30 - Apresentação do software “Programador Curricular para a Liderança Pedagógica” desenvolvido pela OREALC/UNESCO, com apoio da Microsoft. (Apresentação de uma experiência desenvolvida no Chile).
  • 17:30 - 18:00 - Debates e Conclusões do dia 1

Moderador: Guilherme Canela , UNESCO Brasilia

  • 18:00 - Coquetel de abertura - OAB

Quarta-feira, 28 de abril

  • 9:00 - 10:30 - Segundo Estudo: Avaliando o impacto das TICs na qualidade da educação.

Palestrantes: Miguel Nussbaum e Patricio Rodriguez , Consultores UNESCO/OREALC
Questões, Comentários e Conclusões
Moderator: Raúl Luna Lombardi, Instituto de Tecnologias Educativas (ITE)

  • 10:30 - 11:00 - Break
  • 11:00 - 13:00 - Painel: Status e perspectivas da avaliação do impacto das TICs nas escolas na América Latina.

Palestrantes: Paulina Araneda, consultora, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Daniela Trucco , CEPAL; Ana Laura Martínez , Plan Ceibal, Uruguai; Ricardo Menezes , Dell Computadores; Maria Langworthy , pesquisadora e consultora da Microsoft.
Moderadora: Rosa Viccari , UFRGS

  • 13:00 – 14:30 - Break
  • 14:30 - 17:00 - Painel: Temas centrais relacionados ao avanço da avaliação de impactos das TICs na educação.

Palestrantes: Claude Akpabie , Instituto de Estatísticas da UNESCO; Katerina Ananiadou, OCDE; Alexandre Barbosa, Comitê Gestor da Internet, Brasil; Representante da União Européia; Rogério de Paula Barbosa , Escritório da UNESCO em Brasília.
Moderadora: Leila Rentroia Iannone, Consultora UNESCO

  • 17:00 - 17:15 – Break
  • 17:15 – 18:15 - Debates e Conclusões do dia 1

Moderadores: Alfredo Rojas ORELC/UNESCO; Guilherme Canela , UNESCO Brasilia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita