Instituto Alana promove ciclo de cursos no segundo semestre

O Instituto Alana realiza no 2º semestre de 2010 um ciclo de cursos e palestras, cujos principais objetivos são contribuir para a elevação dos recursos didáticos e do acesso à formação e informações de educadores, principalmente na zona leste de São Paulo, construindo assim outro padrão educacional na região.
Em 2010 o Centro de Formação já atendeu 220 profissionais e ofereceu 6 cursos e 2 palestras. Neste segundo semestre, realizará outros quatro cursos e uma palestra, atendendo mais de 120 educadores.
Data: a partir do dia 31 de julho
Horário: sempre a partir das 8h30
Local: Instituto Alana
Rua Erva do Sereno, 548 - Jd. Pantanal - São Paulo / SP
Inscrições: a partir de 28 junho e se encerram 3 dias antes do início de cada curso.
Para se inscrever é necessário ir até o local.
Mais informações: pelo e-mail: centrodeformacao@alana.org.br ou pelo telefone: (11) 2585-7646

Programação:
Palestra inaugural: Os impactos do consumismo na infância e o papel da educação
Sábado - 31 de julho: das 9h às 12h
A educação é a ferramenta principal no processo maior de transformação social. Devemos devolver aos educadores o poder de sua função social junto às crianças, pois eles tem, diariamente, a oportunidade de dialogar e contribuir para a formação de agentes autônomos e criativos, trazendo para a educação a reflexão sobre o sentido e a responsabilidade do que consumimos.
Lais Fontenelle é mestre em Psicologia Clínica pela PUC do Rio de Janeiro, coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana e autora da coluna Consumindo Ideias da Folhinha de São Paulo

Cultura popular na sociedade contemporânea
Sábados, das 8h30 às 12h30
Carga horária: 16 horas (14, 21 e 28 de agosto e 11 de setembro)
Público alvo: estudantes de pedagogia, educadores sociais de ONGs e professores
A cultura popular brasileira e sua incorporação nos dias atuais. Os encontros mostram a correlação entre raízes da nossa cultura e a essência da expressão humana, por meio do corpo, da música, da dança e improvisações.
Importante: Ir com roupas confortáveis.
Roseane Almeida estudou arte circense em São Paulo, na França e na Suíça. Atua como atriz-dançarina nos espetáculos de Antonio Nóbrega, com quem fundou o Teatro Brincante, em 1992

Sensação, emoção e razão se encontram na ação! Corpo e movimento na educação
Sábados, das 8h30 às 12h30
Carga horária: 20 horas (18 de setembro; 2, 16 e 23 de outubro e 6 de novembro)
Público alvo: professores de educação infantil, do Ensino Fundamental 1 e de Educação Física
Percorre as diversas etapas do desenvolvimento infantil à luz das teorias de Piaget, Vygotsky, Winnicott, Caillois, Freud e Reich e faz uma ponte com o trato de crianças de 0 a 10 anos nas suas manifestações corporais, como o brincar e o jogar.
Importante: Ir com roupas confortáveis
Marcelo Jabú Barros da Silva é educador, co-autor dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental) e assessor da Fundação Gol de Letra.

Violência familiar e institucional
Sextas-feiras, das 8h às 13h
Carga horária: 30 horas (20 de agosto; 3, 10 e 17 de setembro e 1e 8 de outubro)
Público alvo: estudantes de serviço social, pedagogia e psicologia, educadores sociais de ONGs, diretores, coordenadores e professores.
Preparar e organizar o conhecimento e a prática nas situações de violência. Ajuda a desconstruir preconceitos e mitos sobre o tema, e aperfeiçoar ações de intervenção e programas preventivos.
Equipe Sistemas Humanos, formada pelas terapeutas e professoras Suzanna Amarante Levy, Eliete Belfort Mattos e Adriana Fráguas. As três integram o Sistemas Humanos de São Paulo / Sorocaba


Gestão adminiatrativa e financeira para o terceiro setor
Sábados, das 8h30 às12h30
Carga horária: 16 horas (18 de setembro; 2, 16 e 23 de outubro)
Público alvo: diretores e coordenadores de instituições de ensino
Proporcionar conhecimentos básicos em Gestão Administrativa e Financeira, com ênfase em gestão de administração de pessoal e recursos humanos, isenções fiscais do terceiro setor e prestação de contas em geral
Carlos Vieira Júnior é formado em engenharia e administração pela Universidade Mackenzie; é diretor administrativo e financeiro do Instituto Alana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita