Inscrições abertas para o curso Nas Ondas do Rádio: Aprender e Comunicar

A educação escolar é responsável por ações sistemáticas de ensino que promovem aprendizagens dos alunos na direção da apropriação de conhecimentos fundamentais para a cidadania. Cumprir essa função social hoje envolve também o desafio de trazer para o currículo a discussão sobre o papel das ferramentas sociais de comunicação na gestão dos conhecimentos que são veiculados na escola.

A escola da sociedade do conhecimento busca nas linguagens midiáticas a ampliação de acesso à informação e ao tratamento destas informações.

“Incorporá-las ao dia a dia, como estratégia para o ensino-aprendizagem, permite a produção colaborativa, estimula o desenvolvimento das competências comunicativas, promove a autonomia, a criatividade e o estímulo a produção de conhecimento significativo na comunidade escolar”.

Neste sentido, a proposta do Curso Nas Ondas do Rádio: Aprender e Comunicar visa formar educadores para atuarem junto aos alunos na direção de construir uma Rede de comunicação na U.E, que permita a gestão dos conhecimentos produzidos em cada comunidade de aprendizagem das nossas escolas.

OBJETIVO
Formar professores orientadores da mediação da comunicação nas U.E tendo como finalidade: Contribuir para desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e da competência leitora e escritora;

Promover o protagonismo infanto – juvenil por meio do trabalho com as linguagens midiáticas e dos recursos das tecnologias da informação e da comunicação.

CONTEÚDOS
Áreas Temáticas:

•Gestão do Conhecimento
•Mediação de Comunicação
•Educomunicação

CARGA HORÁRIA
Educomunicação (4h)
Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs;
Linguagem: Linguagem impressa e digital
Suporte: Jornal Mural e site da escola (Portal SME)

Mediação de Comunicação (4h)
Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens
Linguagem Digital
Suporte: Site da escola (Portal SME), Blog, Redes Sociais

Leitura Crítica da Comunicação (8h)
Objetivo: promover a cultura da paz;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Blog/Podcast e Rádio/Vídeo

Gestão do Conhecimento (8h)
Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Podcast, Rádio /Vídeo

Gestão de Processos Comunicacionais (4h)
Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Rádio/Vídeo

Produção e apresentação de projeto educomunicativo (4 h)
Total da carga horária: 32 horas presenciais e 04 horas a distancia

METODOLOGIA
I. DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS
- Discussões, debates mediados e produção coletiva de textos reflexivos de forma presencial e a distância, dentro da temática desenvolvida.
- Aprendizagem vivencial visando o domínio de recursos tecnológicos analógico-digitais referentes à produção midiática em todas as linguagens (texto, rádio, vídeo, etc.).
- produção midiática coletiva, explorando todos os gêneros e formatos usuais de comunicação: ficcional, documental, jornalístico, publicitário e outros.

II. DIDÁTICO-EXPOSITIVAS
- Leituras e comentários de textos ligados à temática desenvolvida.
- Apresentação de conceitos ilustrada por áudio, vídeos, imagens estáticas e animadas, hipertexto ou qualquer outra ferramenta que se faça necessária para dinamizar o processo e despertar questões ligadas a multisensorialidade humana.

III. AUTOFORMATIVAS
- Planejamento de ações, registro e avaliação de produtos e resultados de projetos em contextos pertinentes à realidade específica de cada cursista.
- Leitura crítica (com fichamento) de textos e obras essenciais para a compreensão dos temas tratados.
- Demais atividades de pesquisa voltadas à preparação de seminários e trabalhos em grupo

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Auxiliar Técnico de Educação e Gestor de Centro Educacional Unificado

AVALIAÇÃO:
Freqüência de 90% e desenvolvimento de uma proposta de projeto educomunicativo a ser aplicado numa unidade educacional durante o curso.


INSCRIÇÃO
De 18 de março de 2011 a 29 de março de 2011. Deverão ser enviadas pela Direção da Escola ou pelo Coordenador Pedagógico, através de e-mail, e posterior envio de memorando, para DOT-P das DREs onde ocorrerão as formações constando: nome, RF, CPF, cargo, telefone do professor inscrito e cópia do holerite. Em DRE São Miguel as inscrições deverão ser enviadas para Programas Especiais. Preferencialmente será aceita 01 (uma) inscrição por Escola.

CERTIFICADO:
Farão jus ao certificado os participantes com freqüência de 85% e realização de proposta de projeto educomunicativo para sua unidade escolar.

ÁREA PROMOTORA: SME/ DOT – Nas Ondas do Rádio

Para mais infromações sobre os locais onde o curso será ofertado, clicar aqui!

Fonte: Ondas do Rádio/Imprensa Jovem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita