Jovens educomunicadores marcam presença em seminário de educação integral

São Paulo foi palco do Seminário Internacional de Educação Integral, promovido pela Fundação Itaú Social e o Unicef, nos dias 29 e 30 de março. Os jovens da Viração (http://www.viracao.org.br), organização não-governamental que desenvolve em diversos projetos educomunicativos, estiveram presentes durante todo o evento a fim acompanhar as diversas discussões e trazer seu olhar sobre o assunto por meio de um fanzine: o ViraZine.

O zine trouxe histórias em quadrinhos, depoimentos dos especialistas presentes e dos participantes a respeito da importância da educação integral para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os jovens aproveitaram ainda o momento para falar a respeito da proposta da Agência Jovem de Notícias, nova ação da Vira, em que jovens produzem notícias sobre infância e juventude (http://www.agenciajovem.org). Todos os participantes receberam uma cópia do fanzine, assim como exemplares da Revista Viração.

Durante o encontro, entre as experiências de educação integral promovidas no Brasil, Leandro da Costa Fialho, Coordenação Geral de Ações Educacionais Complementares da Secad/MEC, enfatizou a importância do Programa Mais Educação, que atingiu em 2010 mais de 10 mil escolas no país.

Leandro destacou as boas práticas que vem sendo desenvolvidas entre secretarias municipais de educação e organizações não-governamentais neste âmbito e apresentou como exemplo o projeto de Jornal Escolar (http://jornalescolar.org.br), realizado pela ONG Comunicação e Cultura em escolas de Fortaleza, pelo Programa Mais Educação, com apoio do Instituto C&A. Para o coordenador, essas ações precisam ser multiplicadas, por meio de novas parcerias.

Fonte: ECA/USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita