O que pensam as crianças sobre eleições ... e outros assuntos

Compartilhamos experiências portuguesas em comemoração ao Dia das Crianças daquele país, comemorado em 1º de junho. Os pequenos puderam ser jornalistas por um dia na televisão, no Jornal de Notícias, e no jornal O Público, a partir do trabalho do programa Público na Escola, a garotada foi ouvida sobre eleições, políticos, etc Abaixo, texto do professor Manuel Pinto, da Universidade do Minho, sobre essa experiência.


"Como olham os mais novos para as eleições legislativas? Como imaginam o que é ser primeiro-ministro? O que fariam, se fossem governantes? Os seus direitos são respeitados? E têm deveres?". Perguntas como estas são o tema de várias páginas de respostas por parte de crianças do 1º e 2º Ciclos de várias partes do país que o caderno P2 em colaboração com o PÚBLICO na Escola ouviu e registou na edição de hoje, precisamente o Dia Mundial da Criança. Algumas delas, idas das escolas do Lagarteiro, no Porto, e de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, trabalharam mesmo na edição do jornal, a partir das redacções do PÚBLICO, em Lisboa e no Porto.


Vale bem a pena ler as quatro ou cinco páginas de textos e desenhos produzidos pelos alunos. Mais vale dar-lhes a palavra num dia do que não a dar em dia nenhum.


Actualização:
Também o Jornal de Notícias procurou dar espaço e voz aos mais novos, através de iniciativas específicas. Conforme nos conta e nos mostra na edição de hoje, o JN "contou, ao longo de dois dias, com uma equipa extra de jornalistas. Têm entre 11 e 15 anos, são alunos da Escola EB 2/3 Augusto Gil, do Porto, e foram eles que prepararam e fecharam a edição especial do Dia Mundial da Criança desta quarta-feira".


Ver um vídeo sobre a experiência aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita