Programa Jornal e Educação da ANJ faz campanha no Dia Internacional da Alfabetização

Um depoimento pessoal para vocês
Cristiane Parente


Para comemorar o Dia Internacional da Alfabetização - 8 de Setembro, estimular reflexões sobre essa data e lembrar a importância de um país alfabetizado, com mais educação, cultura e cidadania, convidamos o artista mineiro Silvano Mello para criar uma ilustração que simbolizasse a data e a participação dos jornais em um mundo com mais leitores. A ilustração virou um anúncio que foi disponibilizado a todos os jornais associados à Associação Nacional de Jornais, para que pudessem usar na data.


A mobilização começou com os jornais ligados ao Programa Jornal e Educação (PJE), que coordeno, e é executado por coordenadores locais em várias cidades brasileiras. São jornalistas, educadores, sociólogos, filósofos, etc que acreditam na relação Mídia e Educação (mais especificamente jornal e educação) como possibilidade de desenvolvimento da cidadania e da leitura crítica da palavra, da imagem e do mundo; são pessoas que acreditam no potencial da Educomunicação para transformar realidades e estimular uma relação mais horizontal nos ambientes educativos; são profissionais que têm estimulado a autoria de jornais por parte de crianças e adolescentes e acreditado num futuro melhor para esse público, a partir da participação.


Abaixo, o anúncio que criamos e distribuímos aos jornais brasileiros, que também puderam criar seus próprios anúncios, a partir do trabalho de seus ilustradores. O importante era marcar a data!


Agradecemos ao artista Silvano Mello pelo envolvimento na campanha e pela criação desta bela ilustração. Também agradecemos ao empenho de cada coordenador de PJE que publicou o anúncio e escreveu matérias ou estimulou que suas redações escrevessem sobre o tema, fazendo com que o país refletisse sobre a Alfabetização, um direito fundamental de qualquer cidadão brasileiro. 


Entre os jornais que publicaram o anúncio estão: Estado de Minas/MG, Correio Popular/SP, Jornal da Manhã/PR, Folha da Região/SP, O Diário do Norte do Paraná/PR, O POVO/CE, etc Em breve publicaremos o nome de todos aqui mesmo, nesta postagem.




Abaixo, outros anúncios criados por artistas dos jornais Gazeta do Povo/PR e Diário de Pernambuco/PE, a quem também agradecemos a participação na campanha!




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita