CinEducación



Direto do blog Mídias na Educação:
Folha de S. Paulo publicou na sexta-feira, 10/02, uma reportagem sobre o projeto chileno CinEducación. O nome é um trocadilho, pois pode ser entendido tanto como "sem educação" como "cinema e educação".

O projeto consiste numa plataforma digital que pretende reunir filmes sobre a educação no Chile e em outros países. 

Cineducação
Compartilha miradas

Em Abril deste ano, os estudantes chilenos iniciaram uma mobilização a nível nacional com o propósito de garantir uma educação de qualidade e gratuita para todos. Temas como o fim do lucro e a igualdade de oportunidades se instalaram como pilares fundamentais de um movimento que, desde então, procurou não a solução de problemas específicos senão a modificação profunda do modelo sócio-económico chileno. Suas demandas calaram tão fundo na população que pesquisas apontam que o movimento tem tido 79% de apoio, evidenciando o grande descontentamento do povo chileno para um sistema que pensa a educação como um bem de consumo e não como um direito humano fundamental.

Com um papel activo e comprometido com este movimento educacional, criámos uma plataforma colectiva audiovisual com o propósito de que sirva como espaço de informação, criação e debate cidadão. Nossa grande inspiração vem de Maio do 68′, quando no meio dos protestos estudiantiles, um grupo de cineastas franceses -entre eles Godard, Marker, Resnais e Garrell- tomou as câmaras e saiu à rua a documentar os acontecimentos.

Realizaram pequenos trabalhos audiovisuais que depois projetaram em cinemas, praças, ruas e centros comunitários com o nome de “Cinétracts“. Assim como eles, nós também procuramos apoiar as demandas estudantis, oferecendo uma mirada coletiva sobre o que ocorre; diferentemente deles, queremos aproveitar as vantagens da internet e a facilidade de acesso a câmaras para fazer um chamado aberto à população geral e não só a cineastas profissionais. Assim, ainda que contamos já com o compromisso de um grande número de reconhecidos diretores como Patricio Guzmán, Gael García Bernal, Pablo Larraín, Ignacio Agüero, Willem Dafoe e Cristián Jiménez, nosso propósito é abrir uma janela cidadã onde nenhuma mirada esteja sobre outra.

Convidamos vocês a fazerem parte desta grande plataforma coletiva, compartilhando sua mirada particular sobre o que ocorre no Chile e no mundo com respeito à educação. Não importa se moras em outro país ou se falas outra língua; se és documentalista profissional ou um(a) cidadão/ã com uma câmara, o que importa é ter algo que dizer e usar a linguagem audiovisual. Animações, colagens, montagens, vozes em off, textos, vídeos participativos e todos os recursos imagináveis são bem-vindos. CinEducação é um projeto de criação colaborativa que nasce no Chile, mas se abre a todas as miradas. 

¡Toma tua câmara e mobiliza-te!

Como participar
Edita um vídeo de 1 a 4 minutos, sobe-o a youtube ou vimeo e inscreve-o em www.cineducacion.cl. Ali poderão ver, comentar e compartilhar todo o material que recebamos. Ofereceremos também a possibilidade de que cada pessoa monte seu próprio filme a partir dos vídeos compartilhados e organizaremos projeções em espaços públicos e em canais comunitários, explorando canais alternativos de distribuição. Todo o material será licenciado com Creative Commons, para assegurar sua livre e gratuita circulação. Finalmente, no próximo ano, editaremos um documental de 90 minutos com alguns trabalhos selecionados, o que será estreado em cinemas, DVD e festivais internacionais.



Fonte: Blog Mídias na Educação - NCE/USP (Com edição)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita