Conferência Internacional de Cinema de Viana – Cinema e Escola



A Conferência Internacional de Cinema de Viana – Cinema e Escola será realizada em Viana do Castelo, Portugal, no dia 11 de maio de 2012, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, organizada pela Associação AO NORTE em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o CEMRI – Universidade Aberta e o CEL / CELCC – Instituto Superior da Maia, no âmbito dos XII Encontros de Viana – Cinema e Vídeo (8 a 13 de maio).



Objetivos
Pretende-se na Conferência Internacional de Cinema de Viana - Cinema e Escola criar um espaço de reflexão, partilha de experiências e construção de uma comunidade internacional de interesses e realizações em torno desta temática visando:
 Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas na escola pelos seus diversos atores e a representação cinematográfica da escola e dos seus atores.
 Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema ou da possibilidade de educar para o cinema na escola a partir da apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação e animação social, cultural e artística.
 Apreender o cinema como complexo processo de mudança na linguagem, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta.
 Problematizar o tema das migrações e da interculturalidade a partir do estudo e análise das obras cinematográficas.


Temas
Representações da escola no cinema
O cinema representa a escola, os professores, os alunos, as hierarquias, processos de ensino de formas muito diversificadas. Pretendemos trazer para a discussão o modo como a escola é representada no cinema. A escola e seus atores. A escola como um lugar de conflito, de poder, de resistência, de conhecimento. A escola como um lugar de construção e negociação de identidades. Como um lugar de produção de (des)igualdades sociais, culturais. Uma instituição de transição da vida familiar para o mundo.

Práticas de cinema na escola
Desenvolvem-se na escola múltiplas práticas de cinema – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendemos debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola do jardim de infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos?


Cinema, migrações e interculturalidade
As migrações e as relações entre culturas perpassam de formas muito diversificadas o cinema. O cinema é uma arte do movimento das imagens, das pessoas que o fazem, das pessoas que nele são representadas. Pretendemos problematizar sobre o modo como as migrações e a interculturalidade têm despertado a atenção da produção audiovisual. Como é que as migrações e a interculturalidade são representadas no cinema. Em que medida as imagens (visuais e o imaginário global) trazem contributos conceptuais e metodológicos para perspectivar os desafios da interculturalidade?


Cinema e novas tecnologias
O cinema é um processo mutante. Na sua história centenária incorporou muitas mudanças tecnológicas, na organização da produção, no financiamento. No entanto, nunca como na época atual as mudanças foram tão rápidas e tão profundas. Perguntamo-nos o que muda e persiste no cinema e no pós-cinema, no cinema com as novas tecnologias, no cinema digital, interativo ou nos vídeo jogos como prolongamento ou continuidade do cinema, ou no homem e no imaginário representado nas imagens tecnológicas? Que mudanças no modo de fazer os filmes, de ver os filmes ou de criar ou recriar os imaginários?



Data e local
A Conferência Internacional de Cinema de Viana – Cinema e Escola tem lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no dia 11 de maio de 2012, e ocorre no âmbito dos XII Encontros de Viana – Cinema e Vídeo.
9.00h/9.30h – Receção aos participantes
9.30h/13.30h – Abertura e sessões da manhã
15.00/19.00 – Sessões da tarde e encerramento

Comunicações
Os resumos das comunicações devem ser enviados para o Secretariado da Conferência (aonorte@nortenet.pt) até 31 de março. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica da Conferência e a Comissão Organizadora comunicará por e-mail a aceitação ou não da comunicação. 30 de abril é a data de limite para envio da comunicação final.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas até 27 de abril através do preenchimento e envio do formulário juntamente com o pagamento.
O preço da inscrição é de 10 euros (15 euros com almoço) para o público em geral e de 5 euros (10 euros com almoço) para estudantes. Para os alunos e docentes das entidades organizadoras e para os sócios da AO NORTE a inscrição é gratuita (mas tem de ser formalizada).
Os estudantes devem anexar uma fotocópia do cartão de estudante ou uma declaração do
estabelecimento de ensino que frequentam.
No preço da inscrição está incluída a documentação da Conferência, o certificado de presença e a participação nas sessões dos Olhares Frontais dos XII Encontros de Viana – Cinema e Vídeo. Informações: http://www.ao-norte.com/


Organização
Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CEMRI – Universidade Aberta e CEL / CELCC – Instituto Superior da Maia.


Fonte: http://www.ao-norte.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita