Robert Darnton no Roda Viva



A entrevista com o historiador e diretor executivo das bibliotecas de Harvard Robert Darnton para o programa Roda Viva, veiculada na última segunda-feira, já está on-line -- você pode vê-la acima. Nela, discute-se a história, a tecnologia e o futuro do conhecimento na era digital. Para Darnton, vivemos num momento comparável ao da introdução da imprensa, ou mesmo à epoca da invenção do alfabeto e da escrita. O historiador vê no atual e acelerado panorama de introdução de tecnologias duas tendências: um potencial para maior acesso à informação pelos indivíduos e um vetor de comercialização com possíveis monopólios privados relativos ao acesso aos materiais em formato digital. Desse modo, as duas tendências comporiam um paradoxo, já que a comercialização pode minar a democratização do conhecimento digitalizado. 

Os livros vão morrer? Para Darnton, essa pergunta tende a colocar em contraposição os livros digitais aos em formato tradicional, e estes podem conviver com aqueles; nesse sentido, ele nota que as estatísticas que mostram que cada vez mais livros impressos são publicados no mundo todo, portanto, os livros estão longe de serem uma mídia em risco. 

Além disso, e entre outras discussões interessantes, Darnton fala da importância dos meios de comunicação para os historiadores, comenta uma iniciativa de biblioteca digital pública, financiada por fundações do EUA, que deverá ser inaugurada, em etapa inicial, em abril de 2013, e fala de seu trabalho atual sobre o tema da censura.


Fonte: Mídia na Educação - ECA/USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita