Educomunicadores: Roberto Aparici e a UNED



Roberto Aparici, ao lado do professor Ismar Soares na  primeira aula da disciplina Epistemologia da Educomunicação do curso Educom USP.
Roberto Aparici, ao lado do professor Ismar Soares na aula inaugural da disciplina Epistemologia da Educomunicação do curso Educom USP.               Clique para mais informações
“A Educomunicação (…) nos apresenta uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação fundamentadas no diálogo e na participação que não requer apenas tecnologias, mas também a mudança de atitudes e de concepções. Muitos de seus princípios têm sua origem na comunicação dialógica que pregava Paulo Freire” diz Roberto APARICI no livro Educomunicación: más allá Del 2.0, organizado por ele e considerada a primeira obra internacional sobre educomunicação.
Além do próprio Roberto Aparici (Espanha), podemos ler neste livro educomunicadores pioneiros como  Daniel Prieto (Argentina), Mario Kaplún (Uruguai),  Jorge Huergo (Argentina), Delia Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil), Guillerme Orozco (México), Carlos Eduardo Valterrama (Colombia), Maria Tereza Quiróz (Peru); Agustín Matilla, Martín Barbero, José Cabellas Barroso, Carlos Scolari, Joan Ferrés y Prats e Sala Osuna (também da Espanha).
No vídeo abaixo, Aparici diz que a educomunicação nos chama a participar da Educação e da Comunicação, como uma mesma coisa. E participar significa “partipar colaborativamente, produzir colaborativamente e borrar os limites de quem é autor e quem é receptor, somos todos autores e receptores” no processo de informação, ensino e aprendizagem.
Além de estudioso e divulgador do conceito, Aparici é doutor em educação, especialista em comunicação educativa um educomunicador atuante sobretudo em cursos de educação a distância, na  UNED (Universidade Nacional de Educação a Distância, da Espanha), sendo  diretor do Programa Modular em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento nesta universidade.
Já visitou o Brasil algumas vezes, inclusive na CONFIBERCOM 2011 quando foi entrevistado e entrevistou alunos do Programa Nas Ondas do Rádio. Com certeza voltará em breve; mas além disso esta facilmente acessível pela internet. Vale a pena acompanhar suas discussões e conteúdos que divulga nas redes sociais.

O vídeo acima esta presente num mural resumo do livro Educomunicación: más allá Del 2.0. Vale a visita: http://wallwisher.com/wall/qnjltxa5n2 
Fonte: Blog Mídias na Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita