Reflexão e debate para as boas práticas na cobertura jornalística


“Para mim o jornalismo é uma forma específica de conhecimento da realidade” afirmou o jornalista Marcelo Canellas, repórter especial da Rede Globo, lembrando que o jornalista, mesmo aquele que produz reportagens para transformar a sociedade, pouco pode fazer. Porque, “a intervenção direta na realidade depende muito da sociedade civil organizada”, afirmou.
A frase desencadeou o debate na plateia de jornalistas, estudantes de jornalismo de todo o Brasil e representantes de  instituições ligadas aos direitos da criança e do adolescente, durante o Grupo de Trabalho 5,Cobertura Jornalística e Boas Práticas na Garantia de Direitos.
O grupo acabara de assistir ao vídeo com a reportagem sobre adolescentes em conflito com a lei, elaborada por Canellas, exibida no Fantástico no ano passado, revelando a situação de total descumprimento aos direitos humanos e de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
“Nosso trabalho na Pandi, é para que a notícia sirva para algo mais e buscamos disseminar aos jornalistas valores éticos e responsabilidades com a Lei” lembra Ximena Norato, que veio da Colômbia para o Seminário. A agência de notícias Pandi dissemina pautas com conteúdo mais reflexivo, orienta e alerta a mídia para a importância de um jornalismo que busca soluções na questão da criança e do adolescente.
Nesta mesma linha está o trabalho de Miriam Larco Sicheri, do Peru. Ela, que também é advogada, chama atenção para a necessidade de um conteúdo  de mais reflexão nas notícias que envolvem direitos humanos. “O que vemos, na maioria das vezes, são jornalistas que são apenas difusores das notícias e não comunicadores” afirmou.
Como editor do Correio Braziliense, Leonardo Cavalcanti, que também estava na mesa do GT5, disse que procura abrir espaço para pautas relacionadas aos direitos humanos, mas a crise que vive o jornal impresso dificulta essas iniciativas. Os debates foram coordenados por Marcio Schiavo, vice-presidente do Conselho da Andi.
Fonte: Blog da ANDI (http://blog.andi.org.br/reflexao-e-debate-para-as-boas-praticas-na-cobertura-jornalistica) 08/03/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita