Howard Gardner: “Todas as pessoas que querem entender seus filhos e netos devem fazer um esforço para ‘tornar-se nativo’”


Foto: site do autor
O texto a seguir, de Howard Gardner, também é da obra Is the Internet Changing the Way You Think?: The Net's Impact on Our Minds and Future (2011).
A internet mudou minha vida enormemente, mas não de um modo que eu pudesse antecipar, nem da maneira colocada pela questão. Dizendo sucintamente, é como se uma recém-descoberta tribo pré-letrada tivesse desafiado minhas crenças sobre a cultura e a linguagem humanas, a internet alterou meus pontos de vista sobre o desenvolvimento e o potencial humanos.

Alguns anos atrás, tive uma conversa casual com Jonathan Fanton, então o presidente da Fundação MacArthur. Ele comentou que a Fundação estava patrocinando um grande estudo, da ordem de 50 milhões de dólares, sobre como os jovens estavam mudando devido à nova mídia digital, como a internet. Nessa época, como parte de nosso projeto de pesquisa GoodWork, eu estava envolvido particularmente com a orientação ética dos jovens. Então, eu perguntei ao presidente Fanton: “Vocês estão olhando para os modos pelos quais a ética da juventude tem sido afetada?” Ele disse-me que a Fundação não tinha ainda pensado sobre esse assunto. Depois de várias conversas e um pedido de subvenção, nosso projeto GoodPlay, um estudo de ciências sociais da ética na mídia digital, foi iniciado.


Fonte:Blog Mídias na Educação/ Tradução Richard Romancini 11/04/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita