Conheça a linha histórica dos Encontros Brasileiros de Educomunicação

Entre os dias 19 e 21 de Setembro cerca de 420 pessoas estarão reunidas no V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontecerá na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEDucom e seus parceiros. Conheça abaixo a história dos encontros de Educom: 

O I Encontro Brasileiro de Educomunicação ocorreu em maio de 2007, numa parceria entre o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP e o Grupo Estado, no contexto da publicação de uma página semanal no “Jornal da Tarde”, abordando temas do currículo do Ensino Fundamental a partir da perspectiva educomunicativa (80 dessas produções, de página inteira, foram veiculados aos domingos, entre 2006 e 2007). 

Cobertura educomunicativa nos encontros
Já o II Encontro, em agosto de 2010, visava apresentar ao público os primeiros cursos de graduação em Educomunicação aprovados por universidades brasileiras: a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e o Bacharelado em Educomunicação da UFCG. O evento discutiu, entre outros temas, o perfil do profissional a ser formado.

Cobertura educomunicativa nos encontros
O III Encontro, ocorrido nos primeiros dias de dezembro de 2011, teve como tema “Uma década de Educomunicação”, fazendo alusão à consolidação do conceito ao longo dos primeiros dez anos do século XXI. 


Em outubro de 2012 o IV Encontro centrou-se no tema “Protagonismo sem Fronteiras”, analisando, com a presença de especialistas de todo o país, o reconhecimento que o conceito e sua prática haviam obtido na América Latina e mesmo na África (com destaque para Burkina Fasso e Guiné Bissau), por obra de organizações da sociedade civil e da universidade. Circulou neste evento a informação de que a CAPES havia registrado a produção, no Brasil, de 85 pesquisas de mestrado e doutorado relativas à Educomunicação. 

Debates entre especialistas no IV Encontro
Finalmente chegamos ao V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que volta-se ao tema "Educação Midiática" – uma das práticas em que o educomunicador se envolve em seu cotidiano – buscando identificar e valorizar os esforços do sistema público de ensino e da iniciativa privada, no sentido de pautar a relação entre o universo educacional, formal e não formal, e o sistema midiático, em benefício do protagonismo do público consumidor, convertido, mediante uma gestão compartilhada e democrática da novas mídias, em público socialmente capaz de dialogar e construir suas próprias pautas de comunicação.

Debates entre especialistas no IV Encontro

Apresentação de experiências e trabalhos científicos

Inscritos no V Encontro
Um total de 420 profissionais e pesquisadores da Educomunicação inscreveram-se para participar do V Encontro, a ser realizado no campus da FAPCOM (Vila Mariana, São Paulo). Entre esses, 130 especialistas participarão ativamente nas diversas atividades previstas no programa. Para informações e inscrições: http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/

Obs: Esse texto faz parte da entrevista que o coordenador do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação, Prof. Ismar de Oliveira Soares, concedeu a Marcus Tavares, editor da revista planetapontocom, do Rio de Janeiro, com o título “Vem aí a quinta edição do Encontro Brasileiro de Educomunicação”.

Linha histórica dos Encontros de Educomunicação

Ano
Evento
Local
Tema
2007
I Encontro
Auditório do Grupo Estado
Educomunicação: experiências aplicadas
2010
II Encontro
ECA/USP
Educomunicação: diálogo entre sociedade civil e universidade
2011
I II Encontro
ECA/USP
Uma década de Educomunicação
2012
IV Encontro
Aditório da Paulinas Editora
Protagonismo sem Fronteiras
2013
V Encontro
Sede da FAPCOM
Educação midiática e políticas públicas


Fonte: Blog ABPEducom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita