24/09: Dia do Jornaleiro - Observatório da Imprensa homenageia personagem e faz passeio pela história




No mês em que se comemora o Dia do Jornaleiro, o Observatório da Imprensa vai homenagear o profissional que há mais de 130 anos leva as notícias aos leitores: o pequeno jornaleiro. Figura emblemática da imprensa, estes menores, que ganhavam a vida vendendo jornais nas ruas do país, ajudaram a construir o quarto poder.
O programa vai levar o telespectador de volta ao Brasil de 1808 - quando escravos entregavam as publicações - e mostrar como os imigrantes italianos se converteram em vendedores de jornais, a partir do final do século 19.
Esta edição vai homenagear especialmente os intrépidos meninos maltrapilhos que gritavam as manchetes dos jornais nas esquinas, ao longo do século 20. Correndo no trânsito das cidades, dormindo na porta das Redações dos jornais, esses garotos perderam a infância em troca de alguns centavos. As crianças invisíveis só passaram a ser assistidas na década de 1940, quando a primeira-dama Darcy Vargas inaugura a Casa do Pequeno Jornaleiro.
Vamos mostrar também como os jornaleiros de hoje veem a sua profissão e o desafio imposto pela notícia em tempo real. (Fonte: Observatório da Imprensa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita