Literacia para a publicidade


Programa "Sociedade Civil", da RTP2, de Portugal, apresentou no último dia sete de novembro, mesa redonda sobre a publicidade com especialistas no tema. Um deles é a Professora Dra. Sara Pereira, do Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho.

O que é, qual o impacto, para que serve, papel de pais e educadores em relação à leitura crítica da publicidade por parte das crianças, foram alguns dos tópicos abordados.


Para ver o programa: http://www.rtp.pt/play/p1043/e133929/sociedade-civil-viii
Descrição do programa: Em Portugal, as crianças veem, em média, três horas de televisão por dia, cerca de 26 mil anúncios por ano. Os especialistas não são consensuais quanto à eficácia da proibição da publicidade infanto-juvenil como aconteceu na Noruega, Suécia ou Canadá, mas concordam que as escolas têm um papel determinante na educação para o consumo.

Há por todo o lado influências a que todos, incluindo os mais pequenos, estão sujeitos.
Mas como é possivel formar para a publicidade? Como se desenvolve sentido crítico em relação à informação que nos chega? Existe literacia para a publicidade nas escolas? Que papel têm pais e educadores? E as marcas?

De 2ª a 6ªfeira, o programa Sociedade Civil, da RTP2, traz-lhe gente que se dedica a melhorar a nossa vida, cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para soluções nas mais diversas áreas.

Comentários

  1. Muy interesante el debate, he encontrado amigos y amigas en él. Gracias por difundirlo, Cristiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação na sala de aula

Criança ainda ouve rádio?

Uma relação na qual o equilíbrio é tudo