UNESCO lança publicação com orientações estratégicas para as políticas de literacia mediática

Reconhecendo que para alcançar níveis adequados de Literacia da Informação e dos Media para todos é preciso haver políticas nacionais, a UNESCO publicou um documento que reúne orientações estratégicas para as políticas de Literacia da Informação e dos Media: "Media and Information Literacy - Policy and Strategy Guidelines".
Essa publicação é a primeira do gênero a abordar o conceito de forma abrangente, unindo Literacia da Informação e Literacia dos Media. Essas diretrizes oferecem uma abordagem que permite que todos os interessados promovam estratégias nacionais sobre os temas, de maneira mais sustentada, descrevendo o processo e o conteúdo a ser considerado.

Sem uma política e uma estratégia de Literacia para os Media, aumenta a possibilidade de disparidade entre os que têm e os que não têm acesso à informação; entre os que podem e não podem desfrutar de uma liberdade de expressão e os que têm e não têm condições críticas de se engajar num modelo moderno de governança e num mundo conectado, cujo poder é alimentado pela informação, pelos media e pelas tecnologias.

Essa publicação faz parte de um kit da UNESCO, desenvolvido com seus parceiros, e que possui ainda as seguintes obras complementares:

* MIL Curriculum for Teachers  (Já publicado e com versão em português)
http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001929/192971e.pdf

* Global MIL Assessment Framework (Já publicado)
http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/media-development/media-literacy/unesco-global-mil-assessment-framework/

* Guidelines for Broadcasters to promote MIL and User - Generated Content (Já publicado)
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001871/187160e.pdf

* An online multimedia MIL teaching resources tool

* Model online MIL and intercultural dialogue courses (Um curso já desenvolvido)
http://www.unesco.org/new/en/media-services/single-view/news/unesco_launches_online_course_in_media_and_information_literacy_and_intercultural_dialogue/#.UxzRJD-wKmQ
Para acessar a publicação, clique na imagem ou vá para o link: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002256/225606e.pdf

Fonte: Unesco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita