quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Roda de Encontros traz Alexandre Le Voci para discutir participação dos pais na escola dos filhos

No dia 19 de Setembro a Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena), em São Paulo, recebe o jornalista Alexandre Le Voci Sayad (foto) para conversar sobre a importância da participação dos pais na escola dos filhos e os limites dessa relação. O bate-papo, que tem como tema "A boa relação com a escola que você escolheu”, acontece das 12h às 14 e faz parte da Roda de Encontros da Matutaí.

Alexandre Le Voci Sayad é o segundo convidado do ciclo  de debates promovido pela Matutaí. Além de jornalista, ele é educador e membro do comitê GAPMil da Unesco. A partir de suas experiências em projetos com escolas, ONGs e governos, Alexandre estimulará reflexões sobre a escola como um polo cultural que envolva a comunidade e que possa ser um local onde o jovem possa aprender com interesse e entusiasmo.  

A ideia é mostrar diferentes perfis de escolas e propor caminhos para se estabelecer uma relação saudável entre os pais e as instituições de ensino, que envolva parceria e também olhar crítico e avaliação: “Qual o perfil da escola que escolhi para o meu filho? O que é ser um pai parceiro da escola? Até que ponto posso interferir na abordagem pedagógica da escola?”serão algumas questões abordadas.


RODA DE ENCONTROS

A Roda de Encontros, que teve início no dia 29/8 com a psicanalista Vera Iaconelli, continua no mesmo local até dezembro, com um evento mensal, sempre às terças-feiras (abaixo, programação completa). O valor cobrado inclui almoço do Santo Grão para os participantes.

Roda de Encontros Matutaí: "A boa relação com a escola que você escolheu", com Alexandre Le Voci Sayad
DATA: 19/9/17, terça-feira
HORÁRIO: das 12h às 14h
LOCAL: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena – São Paulo
VALORES: R$ 230 o encontro avulso e na compra do pacote com quatro encontros cada um sai por 
R$ 180 (para ambos, incluso almoço do Santo Grão)  

MAIS INFORMAÇÕES E PARA COMPRAR: https://goo.gl/sEU4do

PRÓXIMOS ENCONTROS

10/10: "O cultivo dos vínculos familiares"
Lucia Rosenberg
Psicóloga psicoterapeuta, palestrante do TEDx SP e professora na Casa do Saber. A conversa com a Lucia carrega cada um de nós de volta para casa, para o colo da mãe, para os almoços em família. Tem cheiro de bolo quente em dia de aniversário. O amor familiar, para ela, não nasce pronto. Ele cresce junto com as marcas e os marcos, os medos, os risos, as brigas e as conquistas que a gente cultiva todos os dias. Escutar a Lucia é arar o solo, é plantar a semente para que o vínculo cresça forte e possa criar raízes profundas, capaz de gerar os seus próprios frutos. 

7/11: "A luta diária de educar"
José Bueno
Arquiteto e urbanista, mestre em Aikido e convidado especial em projeto de formação de lideranças da Amana-Key por mais de 10 anos. O melhor papel de Bueno, segundo ele mesmo, é o de faixa preta em criar pontes. Com essa metáfora, ele promove suas buscas por formas colaborativas de interação entre as pessoas, principalmente fora do tatame. Essa será uma oportunidade de seguir seus passos de mestre, numa travessia que pode aproximar pais e filhos, estabelecendo, nessa relação, uma coreografia mais harmoniosa, com menos embates e mais encontros positivos, construtivos e reveladores. 

5/12: "A relação entre pai e mãe e sua influência sobre os filhos"
Luiz Alberto Hanns
Administrador de empresas, psicólogo de casais e especialista em orientação para pais, autor dos livros “A equação do casamento” e “A arte de dar limites”. 
O casamento, na compreensão de Hanns, deixou de ser uma "missão", para tornar-se um projeto prazeroso. Os desafios dessa nova instituição trazem angústias que podem atingir toda a família. Esse encontro vai discutir aspectos que podem acolher questões decorrentes das expectativas dessa relação, tais como: a atração sexual, a fidelidade, os papeis, a individualidade, os filhos, a família de origem (sogros, cunhados…), divórcio, novas configurações de casais etc., e a forma como essa dinâmica influencia os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário